Total de visitas: 10220
|
Formoso do Araguaia
História A ocupação da região se deu por conta da descoberta de jazidas de cristais de rocha. Nas décadas de 40 e 50, vários garimpeiros de outras localidades próximas acorreram para a região, fundando assim um povoado que ao longo dos anos foi-se desenvolvendo até conseguir sua emancipação em 1° de outubro de 1963. Ao desmembrar-se de Cristalândia, o recém fundado município de Formoso do Araguaia torna-se o maior município do Estado do Tocantins, com 13.423,56 km².
No começo da década de 70, o então governo de Goiás realizou uma ampla prospecção para avaliar o potencial da planície alagável do rio Formoso ou Cristalino como também era conhecido. Deste trabalho nasceu o Projeto Rio Formoso, uma grande de engenharia agrícola, com quilômetros de canais de irrigação e mais de 14 mil hectares aptos para o plantio, principalmente de grãos (arroz, soja e milho).
O segundo ciclo de desenvolvimento da cidade acompanhou a instalação do Projeto Rio Formoso e a expansão da pecuária de corte nos vastos campos férteis da região – aproximadamente 200 mil cabeças de gado.
Com a consolidação do agronegócios e a crescente busca por diversificação - hoje o município é o maior produtor de melancia do estado, novos arranjos produtivos estão se organizando e promovendo oportunidades de trabalho e renda em áreas novas como o ecoturismo, a pesca esportiva e o turismo de negócios e eventos.
A cidade dispõe de boa infra-estrutura e está cercada de uma natureza exuberante, que preserva toda a riqueza do Vale do Araguaia. A população ultrapassou recentemente os 20 mil habitantes, incluindo os silvícolas residentes na Ilha do Bananal.
fotos da cidade
|
|